domingo, outubro 12, 2014

O lobo


Ele andava pelos escombros da velha construção.
Quando garoto não se atrevia a vir mais do que alguns metros dos muros que, à época, era o asilo dos insanos da cidade.
Seu avô, segundo seu pai, já passara temporadas longas naquele local, quando a loucura temporária lhe tomava os ossos e o fazia dançar uma dança frenética, sem orquestra e platéia. "Quando os diabos lhe tomavam o corpo" - dizia seu pai.
Ele pisava a grama, que brotava ir entre os rejuntes da cerâmica que cobria o chão dos pavilhões. A luz que entrava pela construção destelhada, mostrava as marcas das paredes, de épocas primevas, de antes dos seres humanos, dos alienígenas e alienistas.
Ia de pavilhão em pavilhão, os quais apontavam para o jardim central do asilo, onde ficava o busto de bronze  do velho alienista austero, que fundara o manicômio.
O silêncio, a luz e os pássaros, tomavam os espaços vazios de paredes solitárias. O diabo também o atentava, como ao seu avô, que não conhecia, senão pelos olhos de seu pai.
O diabo o atentara havia pouco. Este não lhe dera o dom dos movimentos frenéticos de uma dança louca, de ancestrais russos e africanos. A chaga que levava consigo tinha a cólera como insígnia. Praga de uma Baba yaga, que havia amaldiçoado o avô de seu avô, bem ao leste do oceano.
Ele queria dançar como o avô, marionete de fios de náilon de seus demônios. Então deu-se conta do sangue em suas mãos, pingando ainda fresco, diferente do carmesim que, coagulado e escuro, cobria seu corpo nu, ao centro do jardim abandonado, para onde convergiam os caminhos de cada pavilhão destelhado.
Ouvidas as sirenes ao fundo, quebrara-se o silêncio do velho sanatório. Os pássaros fugiram, revoltos, e então, como quem desperta de um transe, deu-se conta de si. Sorriu, com os dentes vermelhos.
Súbito virou o lobo e correu para o bosque, que margeava o asilo, com as patas a amassar a grama, sumindo por entre os arbustos.

........

                 Do depoimento colhido da Sra. Maria Quiteria  Costa - vizinha, sobre o caso do lobo de cidade das serras.

Mas o menino sempre foi tão bonzinho seu dotô, não dava trabalho pra ninguém.
[...] depois, coitado, só sobrou ele depois que o pai pôs fogo na casa. Criança fica estranha com essas coisas né? As veis dava medo, até os bicho corria do menino.
Eu não, eu já era mocinha quando o avô dele veio com a família pra cá. Tudo gente estranha, tudo raciado do estrangero. [...] foi mendigo fazia biscate na cidade vizinha.
Sim passava uns sete dia sumido por mês. Sei não dotô. Mas os bicho sumiram todos. Foi o lobo seu dotô. Não vi mais sei. Dizem que era um bichão, se fosse homem o padre não tinha aquelas marcas de mordida, nem a dona Carminha, ou Seu Lázaro. Foi o lobo Que matou moço.[...]
[...] mas ele era tão bonzinho dotô. Vivia com fome o bichinho,chega dava pena. Era doentinho o menino, caprichoso. Achava de gritar para a lua...
  

quarta-feira, outubro 08, 2014

Lira dos 30 anos (Com todas as licenças poéticas do mundo)




Catapimba, fiz trinta.
Assim rápido.
Com uma bagagem de história,
E contos nada didáticos.

Em prosa, sem forma
Traço linhas e parágrafos,
E até nesse trigésimo outono,
Eu me permito um regalo.

quarta-feira, outubro 01, 2014

Contos Argentinos - Patagônia



Olho, pela janela, o lago. São 8 horas e as luzes dos postes continuam acesas na penumbra. A chuva cai leve.
Sou novamente estrangeiro de mim mesmo, desse país devastado pela escravidão e as guerras civis do meu corpo. Olho por entre os pingos de chuva da janela. 
Estou novamente no barco, segurando o cavalo de brinquedo, talhado em madeira, junto ao meu pai e meu irmão, na neblina daquele lago da Patagônia. 
Mamãe ausente, papai jovem, com dois garotinhos. Meu irmão à brincar com a neblina ao seu lado, suas bochechas vermelhas, os cabelos loiros, eu segurado à barra de sua calça, com o cavalo de madeira na outra mão, de tês escura.
Ele contava da paisagem agreste, da Bahia à Pernambuco, de quando fizera teatro e pegou um ônibus cheio de freiras tagarelas. Quisera um dia ver a neve, e lá estávamos os três, perdidos na neblina, no barco que, em minha memória, estava vazio à deriva.
Olho a chuva crescente e penso que nunca regressei, à deriva na neblina.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem procura...